Mostrando postagens com marcador victor hugo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador victor hugo. Mostrar todas as postagens

22 de maio de 2010

luc ferry & a singularidade humana

Após assitir a palestra de Luc Ferry na última quinta - foi excelente, apesar de muito curta, na minha opinião -fui reler trechos de livros dele e encontrei essa reflexão que ele faz sobre a experiência humana e sua singularidade, é tão profunda, instigante e bonita...acho que vale bastante a pena refletir!

...se a experiência humana tem algum sentido é precisamente aquele que consiste na chance que nos é oferecida de podermos nos apartar ao longo de toda a vida de nossa condição primeira, particular, que é a do nosso nascimento.
... nasci francês, mas posso ...viajar, nas terras e mares, posso aprender outras línguas, descobrir outras culturas,...é dado a mim o poder de alargar o horizonte...o afastamento do particular e a abertuta para o universal formam uma experiência singular, esse processo singulariza nossa própria vida e nos dá acesso à singularidade dos outros, ele ao mesmo tempo nos oferece os meios para alargar o pensamento, para pô-lo em contato com momentos únicos, momentos de graça, insubstituíveis por serem mesmo singulares...
Para que serve envelhecer? Para isso e talvez para nada mais. Para alargar a visão, amar o singular e viver -ás vezes- a abolição do tempo que sua presença nos dá.

O poema de Vitor Hugo "Booz adormecido" ilustra bem isso tudo, segundo o próprio Ferry:
...Les femmes regardaient Booz plus qu'un jeune homme
Car le jeune homme est beau, mais le vieillard est grand...
Le vieillard qui remonte vers la source première
Entre aux jours éternels et sort des jours changeants
Et l'on voit de la flamme aux yeux des jeunes gens
Mais dans l'oeil du vieillard on voit de la lumière...
**
...As mulheres olhavam mais para Booz do que para um jovem
Pois o jovem é belo, mas o velho é grande...
O velho volta para a fonte primeira
Entra nos dias eternos e sai dos dias cambiantes
Vê-se chama nos olhos dos jovens
Mas no olho do velho, vê-se luz...
-Trechos retirados do Livro VENCER OS MEDOS de LUC FERRY-

28 de março de 2010

ler é lutar...

...e Victor Hugo disse a Hernani:
- Todos os escritores lutam....Balzac também luta
Hernani pergunta:
- Diabos!! E onde está o inimigo?
Victor Hugo responde:
-Por toda parte! Ele se chama ignorância e se chama burrice e se chama indiferença e foi para lutar contra isso que o homem inventou a escrita!