if you go home with someone and he does not have any book, don’t fuck him... :P
Mostrando postagens com marcador livros e cia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador livros e cia. Mostrar todas as postagens
28 de abril de 2011
22 de fevereiro de 2011
um susto atrás do outro
...por mera casualidade aconteciam as coisas mais inesperadas, como casar, ter filhos ou financiar a compra de uma casa própria...
carola saavedra em "toda terça"
carola saavedra em "toda terça"
17 de julho de 2010
Rainer Maria Rilke
E foi lá no Rio de Janeiro - esse lugar só me dá coisas boas - que comprei meu primeiro livro de Rilke...e gostei, gostei muito, já em casa, comprei outros e os devorei..marquei, reli, anotei....adorei!I am in the mood for Rilke....rsrs
...eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, meu caro, para ter paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração. Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas...
trecho de uma das cartas a Kappus -do livro "Cartas a um jovem poeta" de Rilke
16 de julho de 2010
trata-se de...
...a felicidade não é um absoluto, é um processo, um movimento, um equilíbrio, só que instável, uma vitória, só que frágil, sempre a ser defendida, sempre a ser continuada ou recomeçada.
Não sonhemos a sabedoria; paremos, ao contrário, de sonhar nossa vida! Não se trata de se impedir de esperar, nem de esperar o desespero.
Trata-se, na ordem teórica de: crer um pouco menos e de conhecer um pouco mais
na ordem prática, política ou ética trata-se de: esperar um pouco menos e de agir um pouco mais
e enfim, na ordem afetiva ou espiritual, trata-se de: esperar um pouco menos e amar um pouco mais...
trecho do livro de Andre Comte-Sponville "A felicidade, desesperadamente"
Não sonhemos a sabedoria; paremos, ao contrário, de sonhar nossa vida! Não se trata de se impedir de esperar, nem de esperar o desespero.
Trata-se, na ordem teórica de: crer um pouco menos e de conhecer um pouco mais
na ordem prática, política ou ética trata-se de: esperar um pouco menos e de agir um pouco mais
e enfim, na ordem afetiva ou espiritual, trata-se de: esperar um pouco menos e amar um pouco mais...
trecho do livro de Andre Comte-Sponville "A felicidade, desesperadamente"
8 de julho de 2010
felicidade
...todos os homens procuram ser felizes; isso não tem exceção...é esse o motivo de todas as ações de todos os homens, inclusive dos que vão se enforcar...Pascal
adorei!! ...citação retirada de um trechinho do livro que estou lendo agora: A felicidade, desesperadamente do filósofo francês André Comte-Sponville!
22 de maio de 2010
luc ferry & a singularidade humana
Após assitir a palestra de Luc Ferry na última quinta - foi excelente, apesar de muito curta, na minha opinião -fui reler trechos de livros dele e encontrei essa reflexão que ele faz sobre a experiência humana e sua singularidade, é tão profunda, instigante e bonita...acho que vale bastante a pena refletir!...se a experiência humana tem algum sentido é precisamente aquele que consiste na chance que nos é oferecida de podermos nos apartar ao longo de toda a vida de nossa condição primeira, particular, que é a do nosso nascimento.
... nasci francês, mas posso ...viajar, nas terras e mares, posso aprender outras línguas, descobrir outras culturas,...é dado a mim o poder de alargar o horizonte...o afastamento do particular e a abertuta para o universal formam uma experiência singular, esse processo singulariza nossa própria vida e nos dá acesso à singularidade dos outros, ele ao mesmo tempo nos oferece os meios para alargar o pensamento, para pô-lo em contato com momentos únicos, momentos de graça, insubstituíveis por serem mesmo singulares...
Para que serve envelhecer? Para isso e talvez para nada mais. Para alargar a visão, amar o singular e viver -ás vezes- a abolição do tempo que sua presença nos dá.
O poema de Vitor Hugo "Booz adormecido" ilustra bem isso tudo, segundo o próprio Ferry:
...Les femmes regardaient Booz plus qu'un jeune homme
Car le jeune homme est beau, mais le vieillard est grand...
Le vieillard qui remonte vers la source première
Entre aux jours éternels et sort des jours changeants
Et l'on voit de la flamme aux yeux des jeunes gens
Mais dans l'oeil du vieillard on voit de la lumière...
**
...As mulheres olhavam mais para Booz do que para um jovem
Pois o jovem é belo, mas o velho é grande...
O velho volta para a fonte primeira
Entra nos dias eternos e sai dos dias cambiantes
Vê-se chama nos olhos dos jovens
Mas no olho do velho, vê-se luz...
-Trechos retirados do Livro VENCER OS MEDOS de LUC FERRY-
9 de maio de 2010
luc ferry
Minha simpatia pelo filósofo francês Luc Ferry começou quando soube que é de sua responsabilidade a lei que proibiu o uso de véus por alunas muçulmanas nas escolas francesas, ele foi ministro da Educação na França de 2002 a 2004. Então... eu andava de olho nesse cara e no André Comte-Sponville (que até já escreveu um livro com Ferry)....comecei pelo livro e autor acima-Vencer os Medos-que nas palavras do próprio Luc Ferry tem o seguinte objetivo:
" ...fazer com que se compreenda o que é a filosofia. Os primeiros filósofos gregos partiam da ideia de que nossas existências são mais ou menos imobilizadas, travadas por medos, sobretudo pelo medo da morte. Para eles, a filosofia é uma tentativa grandiosa de ajudar os seres humanos a alcançar uma "vida boa", superando os medos e as "paixões tristes"que os impedem de viver bem, de ser livres, lúcidos, e, se possível, serenos, amorosos e generosos".
" ...fazer com que se compreenda o que é a filosofia. Os primeiros filósofos gregos partiam da ideia de que nossas existências são mais ou menos imobilizadas, travadas por medos, sobretudo pelo medo da morte. Para eles, a filosofia é uma tentativa grandiosa de ajudar os seres humanos a alcançar uma "vida boa", superando os medos e as "paixões tristes"que os impedem de viver bem, de ser livres, lúcidos, e, se possível, serenos, amorosos e generosos".
A primeira parte do livro é muito bacana, clara, acessível, objetiva! Já na segunda, ele responde à objeções e eu achei cansativa, mas uma não anula a outra.
Agora, comecei a ler Aprender a Viver - Filosofia para os novos tempos, que vendeu mais de 230 mil exemplares na França e faz o autor viajar pelo mundo em palestras sobre o assunto!
- Incrivelmente- ele virá à Curitiba e eu já estou com o ingresso na mão para ouvir o que ele tem a dizer.
14 de abril de 2010
biblioteca de São Paulo

O lugar onde funcionava a Casa de Detenção Carandiru - infelizmente famosa pelo massacre de 1992- foi totalmente remodelada e transformada na nova Biblioteca de São Paulo.Inaugurada em fevereiro de 2010, a biblioteca parece (ainda não conheço) muito legal, ampla e bastante moderna. A intenção é facilitar o acesso à leitura e arte em geral. O espaço disponibiliza, além de livros, DVDs, Cds, computadores com acesso à internet, revistas , jornais e também abriga eventos culturais e oferece oficinas e cursos.
Transformação! É bem bacana pensar que um lugar tão triste e pesado poderá se redimir através da arte e do acesso à informação, melhorando - verdadeiramente- as pessoas.
24 de março de 2010
Flush
Dizem que é a mais bem-humorada obra de Virginia Woolf, deve ser mesmo, pois o livro é delicioso, tem um tom especial!
Tudo bem que eu sou suspeita, mas a maneira dela descrever as sensações e sentimentos desse cocker spaniel é singular, carinhosa e divertida!
Aos amantes dos cães e aos amantes de
um bom texto fica a sugestão!
Merci - de nouveau - Vanessa!....uma cabeça tão peluda quanto a de um Fauno abriu seu caminho direta e repentinamente até o meu rosto, dois grandes olhos dourado-claros maravilharam os meus, uma orelha pendente bateu em cada uma de minhas bochechas para secar as lágrimas . Primeiro, assustei-me .....mas à medida que a presença barbada chegava mais perto...eu reconheci Flush e levantei-me acima da surpresa e da tristeza, agradecendo ...quem por meio de pequenas criaturas, conduz às alturas do amor!!
(retirado das últimas páginas do livro)
10 de março de 2010
metamorfose
Queria ler A Metamorfose de Kafka desde que visitei Praga e conheci mais sobre o autor e sua obra tão sugestiva.
Chegou a hora, um fim de semana chuvoso bastou, é curto e fácil.
É daqueles livros que todo mundo pensa que sabe a história e não vai ter graça ler, eu discordo!
Leitura fácil, porém marcante, trouxe-me reflexões interessantes a respeito da fragilidade de nossa importância na vida alheia...traz um pequeno desconforto em algumas partes, pois inseto é meio nojento mesmo, mas nada de grave.
Se nos tornamos demasiadamente feios, precários, indesejáveis, limitados, muito fora de padrões, dançamos mesmo!
Ai, Ai como o amor TEM limites....como a dedicação NÃO é incansável e como a necessidade transforma os indefesos e frágeis em batalhadores poderosos...
Cuidado ao acordar de sonhos intranquilos!!
Chegou a hora, um fim de semana chuvoso bastou, é curto e fácil.
É daqueles livros que todo mundo pensa que sabe a história e não vai ter graça ler, eu discordo!
Leitura fácil, porém marcante, trouxe-me reflexões interessantes a respeito da fragilidade de nossa importância na vida alheia...traz um pequeno desconforto em algumas partes, pois inseto é meio nojento mesmo, mas nada de grave.
Se nos tornamos demasiadamente feios, precários, indesejáveis, limitados, muito fora de padrões, dançamos mesmo!
Ai, Ai como o amor TEM limites....como a dedicação NÃO é incansável e como a necessidade transforma os indefesos e frágeis em batalhadores poderosos...
Cuidado ao acordar de sonhos intranquilos!!
31 de janeiro de 2010
Polska
eu que sou a mais polonesa da família...
um livro sem grandes pretensões, mas que pode surpreender, assim como a própria Polônia!!!
a esposa do diretor do zoológico de Varsóvia salvou vários judeus durante a invasão da cidade na 2a Guerra, escondendo-os nas jaulas vazias do zoo....uma história cheia de amor aos animais, cheia de sofrimento de guerra - assunto que cresci ouvindo - cheia de termos poloneses- também tão familiares - uma história que poderia ter sido da minha avó, da minha tia...
adorei o livro!
as lembranças de guerra não são felizes, mas continuam pertencendo à minha história.
um livro sem grandes pretensões, mas que pode surpreender, assim como a própria Polônia!!!
a esposa do diretor do zoológico de Varsóvia salvou vários judeus durante a invasão da cidade na 2a Guerra, escondendo-os nas jaulas vazias do zoo....uma história cheia de amor aos animais, cheia de sofrimento de guerra - assunto que cresci ouvindo - cheia de termos poloneses- também tão familiares - uma história que poderia ter sido da minha avó, da minha tia...
adorei o livro!
as lembranças de guerra não são felizes, mas continuam pertencendo à minha história.
Assinar:
Postagens (Atom)