2 de abril de 2010

2 quartos de Van Gogh

Uma das pinturas mais famosas de Vincent van Gogh, "O Quarto em Arles", foi retirada do museu Van Gogh em Amsterdam para ser restaurada, mas os amantes da arte e os curiosos podem acompanhar a restauração por meio de um blog (clique aqui), hospedado no site do museu. O blog é ótimo e traz outras tantas informações, vale a pena explorá-lo.
A pintura, de 1888, retrata o quarto do pintor na famosa casa amarela em Arles -Provença - no sul da França. Foi durante essa estadia em Provence que ele teve sua fase mais produtiva.
É bem legal acompanhar a seriedade do trabalho de restauração, o museu teve uma ótima ideia em divulgar os passos do processo no site, despertando interesse ou somente curiosidade -não importa- o mais importante é divulgar mais e mais a arte!
Van Gogh merece!
**
Quando fui para Provence em 2004, visitei St-Rémy-de-Provence (cidadezinha perto de Arles) é lá que fica o Hospital de Doenças Mentais St Paul onde Van Gogh internou-se em 1889 e permaneceu por uns meses, a foto é do quarto que ele ocupou e hoje em dia é aberto ao público.
Após St-Rémy, Van Gogh se mudou para Auvers-sur-Oise, também em Provence, e foi lá em Auvers que o pintor se suicidou e foi enterrado em julho de 1890.

Um comentário:

Leila Silva disse...

Eu visitei Arles e a região, mas faz muuuito tempo e não fui ao hospital. Quem sabe numa próxima vez...
Abraço