9 de maio de 2010

luc ferry

Minha simpatia pelo filósofo francês Luc Ferry começou quando soube que é de sua responsabilidade a lei que proibiu o uso de véus por alunas muçulmanas nas escolas francesas, ele foi ministro da Educação na França de 2002 a 2004.
Então... eu andava de olho nesse cara e no André Comte-Sponville (que até já escreveu um livro com Ferry)....comecei pelo livro e autor acima-Vencer os Medos-que nas palavras do próprio Luc Ferry tem o seguinte objetivo:
" ...fazer com que se compreenda o que é a filosofia. Os primeiros filósofos gregos partiam da ideia de que nossas existências são mais ou menos imobilizadas, travadas por medos, sobretudo pelo medo da morte. Para eles, a filosofia é uma tentativa grandiosa de ajudar os seres humanos a alcançar uma "vida boa", superando os medos e as "paixões tristes"que os impedem de viver bem, de ser livres, lúcidos, e, se possível, serenos, amorosos e generosos".
A primeira parte do livro é muito bacana, clara, acessível, objetiva! Já na segunda, ele responde à objeções e eu achei cansativa, mas uma não anula a outra.
Agora, comecei a ler Aprender a Viver - Filosofia para os novos tempos, que vendeu mais de 230 mil exemplares na França e faz o autor viajar pelo mundo em palestras sobre o assunto!
- Incrivelmente- ele virá à Curitiba e eu já estou com o ingresso na mão para ouvir o que ele tem a dizer.

3 comentários:

Susana disse...

Je suis aussi pour Luc Ferry!
Oi Cláudia, oi Chloe! Eu, infelizmente não posso dizer que sou conhecedora da obra deste filósofo, mas ouvi falar de seu trabalho enquanto foi ministro da educação na França, mais precisamente sobre este ato corajoso, num mundo tão reticente, pra não dizer covarde,no que se refere às atitudes diante dos absurdos que se cometem em nome do que se nomeia "cultura"...(ufa! a frase foi tão longa que quase perdi o fôlego da pata digitadora).
Cultura, religião, tradição e sei lá mais o quê, que encobrem o abuso, que fomentam o medo, que justificam atos injustificáveis.
O "politicamente correto" está satanizando o ato de pensar e discordar...isso dá medo!
Muitas lambidas independentes...

Adriana ♣* disse...

SORTUDA!
:D
Bjs

egosatira disse...

Os filosofos gregos teem um lugar especial na bagagem da minha vida, tenho por eles uma grande admiração e um desejo imensurável de conhecer a Grécia.

Boa quinta
=*